O que fazer hoje para tirar seu Networking da inércia

Definitivamente 2017 não será um ano que vai começar depois do carnaval. O ano já começou, de maneira intensa!

Claro, sempre quando me perguntam Como está o Mercado? respondo de maneira objetiva: ainda estamos longe daquela abundância que vivemos há alguns anos atrás, mas felizmente esses últimos meses deram sinais muito positivos!

Com o ano já iniciado, é hora de tirar as Resoluções de Ano Novo do papel. Entretanto, pode ser que você tenha percebido que muitas dessas resoluções dependem de seu Networking – e talvez você não tenha feito quase nada nesse campo nesses últimos tempos…

Afinal de contas, quando se trata de Networking, a melhor estratégia é a antecipação. Construir sua rede de relacionamento é um trabalho constante, que demanda tempo e energia, e que normalmente trazem resultados no médio e longo prazo, como afirma Harvey Mackay em seu excelente livro Cave um Poço Antes de Sentir Sede:

Pensando nisso, para ajudar muitos que estão nessa situação, resolvi dar algumas idéias práticas, ações que já podem ser aplicadas imediatamente (especialmente para aqueles que têm objetivos de curtíssimo prazo – como, por exemplo, encontrar um novo emprego):

1) Atualize seu LinkedIn

E também seu CV, seu portfolio profissional, sua apresentação pessoal, seu elevator pitch, etc…

Entretanto, menciono o LinkedIn pois é a principal rede para contatos profissionais e também apresenta uma grande vantagem: permite envio de mensagens e promove a interação entre seus participantes.

Assim, toda vez que você enviar uma mensagem para um novo contato, ele poderá ver instantaneamente quem é você (algo que um e-mail, ligação, ou mesmo mensagem via Whatsapp não conseguem).

Mas atenção! Atualizar seu LinkedIn não significa copiar e colar seu CV!

Para essa atualização que eu proponho será necessário que você faça uma séria reflexão para apresentar, de maneira clara: seus pontos fortes, os principais projetosem que você atuou e seus grandes diferenciais.

Essa reflexão é fundamental, e por isso é o primeiro ponto dessa lista.

(Para ajudar, compartilho o excelente artigo do Pedro Caramez, um dos maiores especialistas de LinkedIn do mundo: As 100 Melhores Dicas para Potencializar sua Presença no LinkedIn).

2) Crie uma rotina

Há alguns anos estabeleci uma rotina de fazer 10 ligações por dia. Parece pouco, mas o intuito foi justamente adotar o hábito de entrar em contato diariamente com grupo heterogêneo de pessoas: desde amigos, ex-colegas de faculdade e de outras empresas, candidatos (muitos, no meu caso), clientes atuais, antigos e em potencial.

É muito normal que no final do dia esse número seja bem superior a 10, especialmente porque depois que começo sempre me lembro de mais alguém para ligar.

E o mais interessante de ter essa rotina é perceber que mesmo em um dia atribulado as 10 ligações acontecem!

3) Ofereça ajuda

Não saia pedindo favores sem ter nada em troca! É muito comum encontrar pessoas que agem dessa maneira acreditando que estão exercitando sua rede de contatos…

O simples ato de questionar se existe algo que você pode fazer para ajudar pode despertar na outra pessoa essa mesma intenção em fazer algo para te ajudar.

E são muitas coisas que você pode oferecer: alguma informação de sua área de atuação (não confidencial, por favor!), sua rede de contatos, alguma indicação de um curso, livro, um artigo interessante que você leu, um TED que assistiu, uma pessoa que você acredita que vale a pena ela conhecer… as possibilidades são muitas!

Melhor ainda se você puder antecipar quais possíveis demandas essa pessoa pode ter, oferecendo antes mesmo que ela o peça!

(Dica: os Headhunters gostam muito de receber boas indicações, especialmente quando são profissionais bem recomendados! 😉)

4) Compartilhe conteúdo

Conteúdo relevante, é claro. E isso pode ser uma ótima idéia para um primeiro contato, para quebrar o gelo, ou mesmo para mostrar que você está antenado nos interesses da pessoa que você está em contato.

Você já deve ter ouvido que é mais importante ser interessante que interesseiro, então mostre isso, com evidências! A contrapartida positiva é que para ter conteúdos relevantes para serem compartilhados, você deverá ter o hábito de buscar conteúdos que são relevantes para você!

Acompanhe artigos no LinkedIn Pulse, leia livros, blogs, ouça podcasts… conviva com pessoas interessantes e se torne uma pessoa interessante!

5) Peça ajuda

Pedir ajuda demonstra humildade, que você valoriza e confia na outra pessoa. Seja você um colaborador ou um empreendedor, não tenha receio: PEÇA AJUDA! Entretanto, seja direto! Entrar em contato para falar um ‘e aí’ pode não ser a melhor idéia…

Independentemente do seu objetivo, certamente existe um processo para que ele possa acontecer. Entenda onde você está nesse processo e busque avançar em direção a esse objetivo, pedindo ajuda para evoluir no processo em que você está.

Complicado? Não, mais simples que parece, veja um exemplo:

Se você quer trabalhar na Unilever, não entre em contato com seu amigo que trabalha lá perguntando se tem alguma vaga para você. Ao invés disso, pergunte a esse amigo se ele pode colocar você em contato com pessoa responsável pela condução dos processos seletivos!

Esse contato feito através de uma indicação será muito mais efetivo do que um contato frio.

6) Agradeça

Assim como pedir ajuda demonstra humildade, agradecer demonstra reconhecimento. É uma atitude fundamental, mas que muitas pessoas se esquecem.

Mesmo que a ajuda oferecida não tenha surtido efeitos imediatos, certamente ajudou na evolução do seu processo, além de ter contribuído no fortalecimento de sua rede de contatos.

Conclusão

Perceba que trabalhar seu Networking é uma tarefa de longo prazo, que exige disciplina e dedicação. Não acredite em fórmulas mágicas, nem tenha expectativas imediatistas, inclua esse exercício em sua rotina e gradativamente veja os frutos aparecerem.

Lembre-se, daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje!

Sucesso e bons negócios!

(Texto originalmente publicado no LinkedIn Pulse em janeiro/2017)

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s