O que há de mais promissor em 2016? (Cuidado: Spoiler)

dreamstime_s_50766843

 

Você!

(PRONTO, estraguei a surpresa, mas não pare de ler…)

Você é o que há mais de promissor para você mesmo, só que muitos ainda não perceberam isso e continuam buscando artigos com títulos parecidos com esse, mas que citam as profissões, os mercados e as tendências mais promissoras.

É engraçado como ouvimos tantas lições ao longo da nossa vida e as deixamos passar batido, “entrando por um ouvido e saindo pelo outro”. Antes eu pensava que isso era um desperdício de oportunidade, hoje entendo que só escutamos quando estamos prontos para escutar.

Alguns exemplos de lições simples e PODEROSAS que deixamos passar:

  • Você é seu maior inimigo;
  • Feito é melhor que perfeito / Progresso é melhor que a perfeição;
  • Não perca oportunidades! Elas só aparecem uma vez…
  • Aprenda com seu erros;

 

Bom, se você se considera pronto para ouvir agora, eu vou tentar tocar seu coração, assim como o meu foi tocado ao ouvir essas frases antigas de novo, recentemente:

1. Você é seu maior inimigo:

Você só não alcança o que quer pra sua vida porque suas atitudes não estão condizentes com seus objetivos… e porque suas justificativas são maiores do que suas ações. Ah, mas o mercado… Ah, mas o governo… Ah, mais isso e aquilo!

Eu vos digo: Ah, mas tudo isso sempre esteve aí e quando estavam ajudando era covardia porque juntar suas forças internas com forças externas favoráveis é brincar de viver!

2. Feito é melhor que perfeito:

Precisamos entender que para você dizer que ALGO FOI FEITO você precisa ter agido! E a ação é valiosa, a ação te tira de um ponto A e te leva para um ponto B (mesmo que você queria chegar no Z).

Nada te impede de corrigir no meio do caminho, nada te impede de aprimorar, cortar as arestas, mudar o rumo, … E uma coisa é certa: Fazer ensina!

Enquanto quem espera estar tudo perfeito antes de dar o primeiro passo vive lá no ponto A. Muitos passam a vida naquele mesmo ponto A esperando… Já se perguntou por quê o Plano de Negócios tradicional está perdendo espaço para o Canvas? Por que o mercado não espera mais que saibamos tudo para nos valorizar… o mercado espera ATITUDE. Você tem?

 

3. Não perca oportunidades! Elas só aparecem uma vez…

Existem pessoas que acreditam que o que tiver que ser, será OU tudo acontece no tempo certo! Ok, eu respeito isso, respeito sua crença e particularmente eu também acredito nisso. A única coisa que não pode acontecer é você deixar essa crença se tornar uma justificativa para suas não-ações…

Como lidar com isso? Simples! Esteja pronto para todas as oportunidades que podem surgir na sua vida, sempre! E quando ela chegar, ela pode dar certo ou não (respeitando sua crença), mas você estava pronto para embarcar.

Na vida profissional isso se traduz em conhecimentos, competências, habilidades que precisam ser desenvolvidas para você ter credencial para os próximos passos.

Elas começam no inglês fluentes, nos cursos técnicos, nas especializações, nas pós-graduações… e terminar na liderança de equipes, articulação

Nesse ponto eu quero te chamar atenção para 2 sacadas que podem mudar sua vida!

Lembrando que precisamos apenas de 1 boa sacada para isso.

1- O que te trouxe até aqui não te leva até lá! ♛♛♛

O que te trouxe até aqui não te levará até o amanhã.
Significado: Nós nunca estamos prontos e preparados para os próximos passos, pois eles sempre vão demandar habilidades diferentes das que nos trouxeram até aqui.

Trabalhar bem em equipe foi importante pra você, mas a competência de Liderança é que te abrirá a próxima porta.

Ou você pode ter descoberto a fórmula de fazer dinheiro no seu negócio e por isso cresceu muito. Porém, isso não será o suficiente para você permanecer em seu mercado, você precisará se reinventar.

2- Você precisa saber exatamente qual é a imagem do quebra-cabeça que está montando para saber qual peça (oportunidade) irá pegar ♛♛♛

Você precisar conhecer muito bem seu quebra-cabeça para saber qual peça pegar.
De que adianta enfiar a mão em um saco CHEIO de peças de um quebra-cabeça se você não sabe qual imagem quer montar? Ouvi isso do Coach Geronimo Theml há alguns dias e mudou minha forma de ver a vida.

Ou seja, não basta estar pronto para as oportunidades, você precisa ter bem definido qual oportunidade te levará para onde você quer ir.

4. Aprenda com seus erros!

Nenhum grande mestre fez sua obra-prima na primeira tentativa. Todos os empreendedores de sucesso têm pelo menos 1 história de uma grande fracasso. Provavelmente você já sabe disso…

Mas a nossa atenção deve estar voltada para os aprendizados que os erros nos trazem (muito mais que as vitórias). Quem erra e não aproveita para aprender, errará de novo.

Quando você começa a perceber que seus erros são presentes embrulhados com um papel feio, tudo muda em sua vida! A coragem manda um “sai pra lá” pro medo, a força vence a fraqueza, e a nossa boca saliva com vontade de quero mais…

 

Se você errou significa que você tentou e isso é muito melhor do que não ter feito absolutamente nada com medo de errar e continuar ainda lá naquele PONTO A.

 

O mundo nos permite errar e ainda nos classifica como SER HUMANO quando fazemos isso. Nós nos classificamos como fracassados… Algo está errado aqui!

 
Mas vejam só!

Existe uma oportunidade aqui…

Uma oportunidade diferente…

Ela é a mãe das oportunidades…

Ela é uma oportunidade que gera oportunidades!

Ela é uma oportunidade que te guia para oportunidades!

Para agarrá-la você só precisa vencer a si mesmo (Lição número 1).

Ah, e também precisa dar o primeiro passo (Lição número 2)…

 

Estou falando do Final do Ano, ou a “grande segunda-feira”! É tempo de refletir e se prometer novos rumos, novas atitudes! É tempo de repensar e rever conceitos! É tempo de se reunir com aqueles que você ama e redefinir prioridades! É tempo de agradecer o velho e se preparar para o novo…

Eu vejo claramente a oportunidade de você vencer a si mesmo com todas as suas objeções e desculpas e definir a imagem do seu quebra-cabeça AGORA. Feito isso você só precisa listar DO QUE VOCÊ PRECISA para montar essa imagem (o que te levará até lá), dar o primeiro passo (feito é melhor que perfeito) e aperfeiçoar ao longo do caminho…

Você vai perceber que independente dos fatores externos, o cenário sempre foi positivo porque você sempre esteve ali, pronto pra entrar em campo.

 

Desejo, em meu nome e em nome da Heads, um excelente final de Ano a todos os nossos leitores!

E um 2016 de clareza, conquistas e paz interior.

 

Grande abraço,

Camila Donati

(Texto originalmente escrito para o Pulse do LinkedIn)

 

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s