Se você já for MUITO produtivo, não perca seu tempo lendo esse texto!

Hoje resolvi falar sobre algo que até então pode parecer meio “batido”, mas vale a pena pensarmos em produtividade com carinho, pois isso pode mudar mais do que seus resultados, isso pode também mudar sua vida.

O que vou tentar trazer de diferente é um olhar sobre as oportunidades que existem na falta de produtividade das pessoas! SIM… falaremos sobre negócios!

Escolhi o viés do delegar para falar sobre o tema, pois acredito que essa seja uma das grandes chaves para o sucesso da produtividade. E começarei citando Steve Jobs:

Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto.

Parece simples, mas eu APOSTO que você não está fazendo isso da melhor maneira possível. Não porque eu desconfie de você, mas porque sempre há como melhorar.

Executivos

É claro que você nem sempre tem poder para escolher se dedicar somente àquilo que faz muito bem e que te dá satisfação, principalmente se você for um executivo de uma empresa que segue ordens dos seus superiores.

Mas como para tudo tem uma solução, você tem grandes chances de mudar isso se conseguir provar pra quem interessa (o tomador de decisão) na Companhia que se você delegasse as tarefas X, Y e Z traria melhores resultados.

Pense comigo: se um liderado seu te apresentasse uma solução para ser mais produtivo, se comprometendo com resultados melhores, você não pararia pra pensar a respeito, pelo menos? Sim!

Então trate de apresentar uma solução quase irrecusável, pensando em quem pode assumir as responsabilidades que você quer delegar, perdas e ganhos, custos (caso seja uma terceirização), enfim.

Lembrem-se que a grande maioria das empresas está valorizando mais do que nunca boas ideias para ganhar em produtividade. Seja você o maquinista desse trem! E você ainda corre o risco de ser muito valorizado.

O que você ganha com isso?

Melhores resultados e uma vida mais cheia de sentido, pois muitas vezes ficamos desmotivados ao executar tarefas nas quais não somos bons, ou que nos tomam mais tempo do que deveriam e nos tornam improdutivos.

Empreendedores

Grande parte dos empreendedores que eu conheço assumem mais tarefas do que lhes cabem. Pensam sempre que esse é o ônus de ser dono do próprio negócio, mas não estão pensando que podem estar prejudicando o tal próprio negócio.

Vejam! Se você for o tipo de empreendedor que se aventurou a abrir sua empresa porque era MUITO bom na parte técnica, seu foco deve ser esse: a produção do seu serviço ou produto! Complemente seu time com pessoas que entendem do resto. Isso é delegar.

Por outro lado, se você empreendeu apoiado na sua capacidade de gestão e visão estratégica do negócio, complemente seu time com quem sabe produzir. (Provavelmente quem veio por esse caminho já foi obrigada a pensar nisso). Isso também é delegar.

Coloque no papel o salário que pagaria para esse profissional e veja se não conseguirá esse investimento em retorno financeiro caso se dedique somente para o que você sabe fazer. Muito provavelmente SIM.

Não quer contratar? Não tem budget pra isso? Peça orçamento para as empresas que terceirizam o que você precisa. (Guardem esse ponto, pois ele entrará no tópico de oportunidades)

Agora, um dos passos mais difíceis é definir quais são as tarefas que vamos delegar. Para os que são muito orgulhosos esse passo é ainda mais difícil, assim como para os que são muito perfeccionistas e pensam que ninguém conseguirá fazer tão bem quanto eles! A isso comumente nos referimos como “Atraso de Vida”.

Dica de como definir as tarefas que serão delegadas

Pegue um caderno, uma folha em branco ou um bloco de anotações e passe uma semana inteira anotando de um lado o que você faz muito bem e tem prazer em fazer (lembrem-se que também estamos buscando uma vida com sentido, realização e a sensação de acordarmos motivados para ir trabalhar todos os dias).

E do outro lado, anote tudo o que você faz no seu dia que te desanima e desmotiva, ou  que não sabe fazer direito ou te consomem muito tempo e por isso estão tirando seu foco do negócio. Enfim, tudo o que não deve continuar como descrição do seu cargo. Acredito não ser necessária uma conclusão, mas faço questão de frisar: DELEGUE TUDO ISSO.

Ou ainda, pergunte-se:

  • Em quais atividades eu realmente estou agregando valor à minha empresa?
  • Se eu fosse me contratar, para qual função eu me contrataria?
  • Quais atividades que, quando estão presentes no meu dia a dia, me fazem sentir que valeu a pena ter acordado?

✭✭ Novos empreendedores – OPORTUNIDADES ✭✭

Sentiram a presença de algumas oportunidades? Eu senti.

Relevância não é apenas uma palavra que está mudando a publicidade! Relevância é palavra de ordem para a criação de qualquer negócio.

Mesmo que estivéssemos respirando outros ares que não os que sopram no mercado atualmente, essa continuaria sendo uma palavra de ordem porque o mundo está mudando, o consumo está se transformando, as relações estão se adaptando.

Tudo o que você criar que economize tempo para outras pessoas ou que lhes permita focar no “core business” de suas empresas é relevante.

Isso é muito antigo, não surgiu agora. Na verdade, grande parte dos negócios, se não todos, surge para atender qualquer demanda relacionada a tempo e produtividade.

✢ E se não for para atender empresas, pensem nas oportunidades de atender pessoas – QUALQUER PESSOA.

Sim, a mãe que trabalha e não consegue levar o filho na escola (Van Escolar), o pai que trabalha e não consegue cozinhar refeições balanceadas para sua família (marmitas congeladas que são entregues em sua casa todas as semanas), o executivo que trabalha 14 horas por dia e não tem tempo de fazer supermercado (delivery de lista de compras), o estudante que mora fora de casa e não tem carro ainda nem sabe lavar roupa (lavanderia delivery). E por aí vai…

Que serviço poderia surgir para atender uma demanda que você tem hoje? Desenhe sua rotina dos sonhos e veja onde você ainda não é atendido e crie um plano de negócios.

Espero ter contribuído com reflexões e boas perguntas a serem respondidas.

Boa sorte e sucesso a todos.

Camila Donati

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s