Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn (Atualizado)

vinhetas_blog_recolocacaook

Acompanhe abaixo uma atualização do post mais lido do Blog da Heads: Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn.

Nesse último ano, desde que escrevi o post sobre o assunto, muita coisa mudou, inclusive no LinkedIn. Hoje conseguimos comunicar de formas mais inteligentes e flexíveis esse momento de transição de carreira.

Por exemplo, hoje o Título Profissional é independente da posição que você ocupou no último cargo e no post passado essa era uma das melhores opções para você comunicar isso ao mercado, talvez até pela falta de opção.

O que continua valendo do último post sobre o assunto:

  • Não crie uma nova experiência para comunicar isso; ✓
  • e desmarque a opção “Trabalho aqui” da sua última experiência. ✓

#BuscandoRecolocação

O polêmico termo ❝Buscando Recolocação❞: ✓ ou ✗?

Com bastante frequência ouço dos meus clientes de Consultoria de Marketing Pessoal para perfil no LinkedIn e dos queridos leitores desse blog, que não querem utilizar esse termo em seus perfis, pois o consideram inadequado, muito batido, utilizado sem moderação e têm receio de que acrescente valor negativo ao perfil.

Ok, posso até concordar com todas essas opiniões, e concordo. Inclusive, prefiro variações muito mais criativas e atraentes com o mesmo sentido. Logo abaixo colocarei alguns pontos negativos e positivos de usar esse termo em seu perfil para você analisar.

Pontos positivos

É o termo mais comum e o mais utilizado em buscas por perfis. As outras variações, com exceção do termo ❝Em transição de carreira❞ , são pouco buscadas justamente pelo volume estar concentrado nos dois citados acima.

Os RHs recrutadores e headhunters não têm interesse em recrutar apenas quem está “buscando recolocação” (é muito importante que TODOS entendam isso), mas dependendo das necessidades da vaga, esses profissionais podem ser mais atrativos dos que os que estão empregados. 

Quais necessidades?

  • Maior disponibilidade de agenda para participar de processos urgentes;
  • Maior disponibilidade para começar imediatamente em processos urgentes;
  • Redução do orçamento para novas contratações.
    • Sim, os profissionais empregados tendem a conseguir barganhar salários maiores, pois se a proposta não valer muito a pena, muitos preferem não arriscar sair do atual emprego.

Pensando nisso eu oriento meus clientes a utilizarem o termo ❝Buscando Recolocação❞ no campo Resumo do perfil (dependendo do caso, com mais ou menos destaque). Desta forma aumentamos suas chances de serem encontrados.

Ao mesmo tempo, utilizar termos mais atrativos no Título Profissional, que é aquele que vai aparecer logo abaixo do seu nome (1) nas Buscas, já te apresentando para a pessoa que vai – ou não – decidir clicar em seu perfil para saber mais sobre você; (2) na Página Inicial quando você divulgar, curtir, ou comentar algum conteúdo.

Resumindo o ponto positivo: É importante ter esse termo mencionado em seu perfil, mas existem diversas maneiras para fazer isso.

Ponto Negativo

É um termo utilizado pela grande maioria e que não traz diferenciação para seu perfil. Além disso, é muitas vezes mal utilizado e já carrega em si uma imagem negativa.

Mas isso é um pré conceito: Livre-se dele para atingir melhores resultados.

Se um cliente de Coaching trouxesse essa crença em uma de nossas sessões, eu poderia facilmente considerá-la uma crença limitante para o atingimento de suas metas e deveria fazer o enquadramento dessa crença para enfraquecê-la.

#Crença

Resumindo:

Não se limite, mas também use o termo com inteligência e flexibilidade, o que nesse caso seria: utilizar melhor todos os campos do seu perfil que alimentam as buscas e pesquisas realizadas dentro do LinkedIn.

Precisa de ajuda para fazer o seu perfil? Solicite uma proposta AQUI.

O que você precisa saber?

  • Os 5 campos do LinkedIn que alimentam as buscas: Nome, Título, Resumo, Experiência profissionais e competências.
  • Para melhorar suas chances de ser encontrado, você deve utilizar todas as palavras-chaves que definiu para você, incluindo o termo “Buscando Recolocação”  ou “Em transição de carreira” diversas vezes.
  • Ainda para melhorar suas chances, você deve investir em todos os campos do seu perfil para ganhar a atenção daquele que resolver entrar em sua página, certo? Ou seja, além de direcionar o clique você deve entreter quem clicar e conseguir converter isso em um contato.

 Qual é a melhor maneira, então?  

✓ Faça um Título impactante, com todas as dicas da nossa série: utilizando palavras-chaves que te diferenciam; deixando claro em que área você atua (Marketing, Finanças, etc.); sinalizando, do jeito que preferir, que está aberto a novas oportunidades.

Exemplos de Títulos 
► Buscando Recolocação como Controller
► Buscando Recolocação na área de Marketing
► Avaliando novas oportunidades de carreira
► Em transição de carreira
► Avaliando meu próximo grande desafio
► Em busca de um novo desafio
► …

✓ Cite o termo “Buscando Recolocação” ou “Em transição de carreira” (+ todas as palavras-chaves da sua carreira) no Resumo do seu perfil, o máximo de vezes que conseguir, dentro do contexto.

Exemplos para iniciar o campo do Resumo:
► Desde Agosto buscando recolocação na área…
► Atualmente buscando recolocação no mercado e dispostos a aceitar desafios enriquecedores na área…

Exemplos para finalizar o campo do Resumo:
► Buscando recolocação e disponível para entrevistas.
► Estou buscando recolocação no mercado e, por isso, me coloco a disposição para conversarmos sobre oportunidades na área…
► Mais do que buscando recolocação, hoje busco um desafio para alavancar minha carreira e agregar valor aos meu conhecimentos.

✓ Pode usar o termo novamente no cargo da sua última experiência:

Exemplos:
► Diretor Financeiro | Buscando Recolocação
► Gerente de Recursos Humanos | Em transição de carreira

✓ Você ainda pode melhorar suas chances de ser encontrado em buscas por esse termo se adicioná-lo no campo descritivo de sua última experiência.

Exemplo:
► Atualmente buscando recolocação (ou qualquer variante dessa frase).

Com isso, você terá aumentado significativamente suas chances de aparecer nas buscas dos recrutadores e dos RHs e não necessariamente deixou seu perfil desinteressante. Use a criatividade. 

Isso ficou claro?

Mais alguma dúvida? Entre em contato comigo: camila.donati@headsRH.com.br

Abraços,

Camila Donati

9 respostas em “Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn (Atualizado)

  1. Pingback: Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn | heads | blog

    • Olá Mario, bom dia. Agradeço a oportunidade de responder ao seu questionamento.
      Você usou o termo “falha” e não acredito que elas existam, pois não há certo ou errado. Todos os perfis são pessoais e devem atender a objetivos individuais. Se você elaborou o seu de acordo com seus objetivos atuais e está satisfeito com isso, ótimo. Você pode medir essa satisfação com o índice de retorno que está tendo, com o número de contatos relevantes que está recebendo, enfim.

      Boa sorte.

      Abraços, Camila.

      Curtir

      • Gilberto, bom dia.

        Eu preciso te conhecer melhor para entender o que poderia ser melhor em seu perfil.

        Se quiser, podemos marcar um horário por Skype para falarmos especificamente disso, assim como eu faço com meus clientes de Consultoria. Fico à disposição para agendarmos.

        Grande abraço.
        Camila.

        Curtir

  2. Realmente outra visão sobre o termo “Em busca de recolocação” e “Em transição de carreira” desmistifica as crenças limitantes que aparentam ser ainda mais limitantes nesta fase que o profissional, assim como eu, se encontra.
    Obrigada pela orientação!!

    Curtido por 1 pessoa

      • Olá Camila

        Agradeço feedback. Espero em breve ter a oportunidade de ter o trabalho de um coaching em minha carreira, no entanto, isso só será possível após recolocação, visto que o custo deste profissional é elevado, e com total razão de ser, pois de forma indireta produz uma virada de página na vida do coachee.
        Forte abraço

        Curtido por 2 pessoas

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s