Turbinando seu perfil no LinkedIn #9: Dicas para receber Recomendações no Linkedin

vinhetas_blog_linkdin9

Pronto, chegamos ao final do passo a passo para Turbinar seu perfil no LinkedIn.

Se você nos acompanhou até aqui já pode riscar “Criar um perfil moderno, otimizado e eficiente para meus objetivos no LinkedIn” da sua lista de atividades prioritárias.

Porém, adicione as seguintes:

  • Receber RECOMENDAÇÕES para todas as experiências em meu perfil
  • Adicionar todas as mídias, arquivos, fotos e documentos pertinentes

Depois disso você estará pronto para interagir com a rede, seguro de que quando as pessoas se interessarem por você e acessarem seu perfil, você não perderá mais oportunidades. 


Além disso, quero propor duas coisas importantes:

♛ Depois de finalizar seu perfil com as dicas dessa série, me envie um e-mail com seu endereço do LinkedIn que eu vou te ajudar a receber mais visualizações. Como? Vou usar seu perfil de exemplo aqui no Blog!

Você não está conseguindo falar sobre você mesmo? É difícil, né? Eu sei porque eu mesma não consegui fazer o meu perfil sozinha e precisei pedir para um headhunter me entrevistar e extrair de mim o que era realmente DIFERENCIAL. Eu posso te ajudar! Solicite ajuda me enviando um e-mail.


Já ouvi muitas pessoas dizerem que não se sentem confortáveis em pedir recomendações no LinkedIn por diversos motivos. O que posso dizer pra você que está nessa situação é que o LinkedIn é uma rede de networking profissional feita para isso.

Se você respeitar o próximo e tiver bom senso ao decidir para quem pedir e como pedir, sua solicitação será muito bem-vinda, acredite!

 #credibilidadeMas afinal, o que são as recomendações profissionais do LinkedIn?

São textos, com depoimentos de pessoas com quem você já teve algum relacionamento profissional, comentando sobre a experiência de terem trabalhado com você.

Nesse texto podem ser destacados resultados de projetos que você realizou, suas qualidades e principais características profissionais, entre outros atributos.

Onde aparecem?

Em dois lugares: 1) ao final da experiência profissional referente a essa recomendação;  2) ao final do seu perfil, junto com todas as suas recomendações profissionais.

Para que servem?

Recomendações profissionais são a comprovação de que tudo o que você disse anteriormente em seu LinkedIn é verdade.

Além disso, são fortalecedoras da sua marca pessoal, tão cuidadosamente construída até agora nessa série. Dan Sherman refere-se a elas como “Prova Social”.

Por quê são importantes?

São importantes para dar credibilidade ao seu perfil e às suas experiências profissionais, além de te ajudarem a se destacar em relação a outros profissionais que podem estar concorrendo com você para alguma vaga.

Além isso, os buscadores do LinkedIn também são alimentados por esse campo e suas recomendações ajudam a determinar em qual posição você aparecerá nas classificações de busca do LinkedIn.

Quer mais? Então leia a sessão ” Outra estratégia – Ainda melhor que a primeira”.

★ Estratégia: Pedir RECOMENDAÇÕES para todas as experiências em seu perfil

Para quem pedir?

Tenha sempre em mente que seus clientes, fornecedores, pares, gestores e subordinados  têm visões diferentes sobre você e sobre seu trabalho, por isso enriqueça seu perfil com todas as perspectivas de avaliação pedindo recomendação a todos eles, em cada experiência.

Recomendações de colegas de sala em graduações e pós graduações são válidas para todas as situações, pois são testemunhos de pessoas que conviveram com você e conhecem seus potenciais.

Como pedir?

Ter boas recomendações é importante demais para você simplesmente enviar uma mensagem padrão para 100 contatos.

Sugiro que dê bastante atenção a isso, primeiro escolhendo para quem vai pedir e depois escrevendo uma mensagem personalizada para cada um.

Pense que essa pessoa vai dedicar um tempo para te escrever essa recomendação, então nada mais justo do que você também dedicar alguns minutos para escrever este pedido.

Se precisar de ajudar técnica sobre isso, acesse a página de ajuda do próprio LinkedIn AQUI.

★ Os CINCO Passos para escrever um pedido de Recomendação Profissional de Sucesso! 

Não existe um modelo a seguir, mas se você passar por essas 5 etapas em seu pedido terá maiores chances de receber uma boa recomendação de volta!

#CincoPassos➊ Saudação: adequada para o grau de relacionamento

Prezado; Caro; Meu amigo; Nome; …

➋ Mensagem personalizada: provavelmente você tem um assunto “quebra-gelo” com cada uma dessas pessoas.

  • Perguntar da família;
  • Relembrar do último projeto que trabalharam juntos;
  • Relembrar alguma situação engraçada do último encontro;
  • Dizer que precisam marcar um reencontro da turma;
  • “Quanto tempo”.. desde aquele dia que te encontrei no supermercado e você estava com sua caçula. Aliás, parabéns pela filha educada que criou.

➌ Motivo: Saí recentemente do meu último emprego e estou utilizando meu perfil para fazer contato com headhunters e outros avaliadores…

➍ Foco: …buscando oportunidades como Gerente Financeiro com foco em Tesouraria. 

➎ Pedido: Por isso, eu agradeço muito se puder recomendar meu trabalho na empresa X de maneira a endossar minha experiência nessa área.

►► Ninguém é obrigado a saber sobre suas estratégias de carreira. Por isso é muito importante deixar CLARO no texto qual a sua intenção. Dessa maneira, as chances de você receber uma recomendação direcionada (não forçada) para o atingimento do seu objetivo aumenta consideravelmente.

►► Ao final, comente que irá retribuir o favor escrevendo uma recomendação, caso você ainda não tenha recomendado essa pessoa (Veja em “Outra estratégia – Ainda melhor que a primeira” que você pode ganhar muito com isso).

Recebi uma recomendação. E agora?

Avalie de quem você recebeu esta recomendação. Se você não pediu por ela e não conhece a pessoa que te recomendou, sugiro que a descarte, afinal um Link com o nome dessa pessoa ficará exposto em seu perfil a partir de então.

Se pediu por ela ou conhece a pessoa que te recomendou, você pode:

  • Aceitar!
  • Pedir revisão: se a recomendação não destacou o que você gostaria que tivesse destacado sobre você de acordo com seus objetivos, você pode pedir que a pessoa inclua alguns pontos, de maneira educada e dependendo do grau de relacionamento.
  • Esconder: Se não quer mais essa recomendação, mudou de idéia em relação a sua estratégia ou não quer enaltecer aquele cargo que você ocupou, o LinkedIn te dá a opção de escondê-la.

★★★ Outra estratégia – Ainda melhor que a primeira

#1Recomendação

Já ouviu falar: “É dando que se recebe”? Pois está é uma das melhores estratégias para desencadear o processo de receber recomendações no LinkedIn.

Uma das principais vantagens disso é aumentar a exposição do seu perfil: Quando alguém aceita uma recomendação que você escreveu, um link com seu perfil pessoal será adicionado ao perfil desta pessoa.

Outra vantagem mais óbvia é gerar um sentimento de gratidão nessa pessoa, que provavelmente irá te retribuir o favor mesmo que você não peça.

Uma terceira vantagem é ser lembrado e ativar seu networking de uma maneira diferente do que mandar uma tradicional mensagem perguntando como estão as coisas.

Ao receber sua recomendação, pessoas irão lembrar-se de você de uma maneira muito positiva (você não pediu nada e ainda concedeu algo) e oportunidades de trabalho e de negócios podem surgir espontaneamente.

Invista seu tempo! Se você ficaria feliz em receber recomendações alinhadas com suas estratégias de marca e de carreira, os outros também.

Então dedique um tempo entrando no perfil da pessoa que vai recomendar, analisando sua trajetória, seu título profissional, seu resumo e entendendo quais palavras-chaves ajudariam tal pessoa. Isso aumentará a chance de sua recomendação ser aceita e aumentará o nível de gratidão.

Aproveite e faça o raciocínio inverso:

Estar com o seu LinkedIn atualizado e claro em relação a seus objetivos, utilizando as palavras-chaves certas e com uma boa dose de credibilidade vai te trazer diversos benefícios, mas especificamente em relação a recomendações:

1- Mais pessoas serão encorajadas a te recomendar, pois terão seus nomes associados à alguém com credibilidade;
2- Você terá mais chances de receber uma recomendação assertiva.

Atenção!!!

  • Proteja sua marca: Recomende apenas pessoas em quem você confia que realizarão um bom trabalho.
  • Escolha seletiva: Associe seu nome a pessoas que podem elevar a sua marca.

❝ DICA PRECIOSA: Não deixe o negócio esfriar! Assim que acabar um projeto, já peça/dê recomendação. ❞

Possível dúvida:

  • Posso pedir recomendação para meu atual gestor?
    • Pode, porém você correrá o risco de gerar desconfiança em relação ao seu comprometimento em relação ao atual trabalho. Entretanto, cada gestor reage de uma forma e somente você conseguirá avaliar, por conhecê-lo, se o pedido será bem ou mal visto.
    • Se não estiver procurando emprego e mesmo assim quiser pedir para o atual gestor, explique bem suas razões.

Como posso dar ainda mais credibilidade para meu perfil?

Simples!

  • Adicionando links com entrevistas concedidas para mídias;
  • Links de artigos escritos por você (Blogs, Jornais, Revistas);
  • Uma apresentação que você criou para uma palestra que você quer ser contratado novamente para dar;
  • Link da página inicial (ou do curso específico) da instituição na qual você se formou;
  • Um artigo falando sobre as nuances da sua profissão, com as quais você se identifica;
  • Uma foto da sua equipe comemorando um prêmio;
  • Entre tantas outras opções online e offline! Use a criatividade e enriqueça seu perfil.

Quer saber onde encontrei os símbolos utilizados nesse post? Aqui: Symbols to spice up your LinkedIn profile.

Nossa série fica por aqui!

Relembre o passo a passo para a grande transformação do seu LinkedIn:

☝ Ficou com alguma dúvida?
☝ Precisa de ajuda para montar o seu?
☝ Quer contratar minha Consultoria de Marketing Pessoal para Mídias Sociais?

Entre em contato comigo:  ✎ camila.donati@headsRH.com.br

E me adicione no LinkedIn: Camila Balbo Donati 

Obrigada pela confiança e pela companhia ao longo dessa série.

Abraços

6 respostas em “Turbinando seu perfil no LinkedIn #9: Dicas para receber Recomendações no Linkedin

  1. Pingback: Acerte na forma de comunicar que está buscando recolocação 2 (Atualizado) | heads | blog

  2. Pingback: A arte de fazer Networking: qual é o segredo? |

  3. Pingback: Aceitar ou não todos os convites do LinkedIn? |

  4. Olá Camila! Parabéns pelo blog e principalmente pela série “LinkedIn”. Descobri o blog hoje através de um contato do LinkedIn que compartilhou um de seus textos e me apaixonei por suas dicas. Os textos são esclarecedores e sempre deixam um rostinho de “quero mais”. É muito bom saber que ainda temos profissionais como vc para nos orientar e incentivar a buscar sempre o melhor de nós e o melhor dos outros. Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Bom dia Camila.
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo artigo. Estou começando a me aprimorar no Linkedin e tenho certeza que o seu artigo me ajudará em criar um perfil mais atrativo.
    Assim que fizer as alterações lhe enviarei um e-mail com o meu perfil e gostaria muito que você pudesse comentar se estou no caminho certo.
    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco.

    Curtir

    • Olá Alex, eu que agradeço por ser meu leitor e aproveito para dizer que nada é mais gratificante do que saber que que meus artigos estão ajudando profissionais a se posicionarem melhor no LinkedIn.

      Já recebi seu e-mail e já respondi. Espero que tenha ajudado.

      Abraços,
      Camila.

      Curtir

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s