Turbinando seu perfil no LinkedIn #2: Caprichando no Básico

Agora que já pensamos no LinkedIn de maneira global, tanto para fazer negócios, como para buscar oportunidades de emprego (nosso foco), vamos ao início de tudo: pensar na disposição e no conteúdo das informações básicas de seu perfil. A cada novo passo abordado aqui no Blog, também farei as modificações em meu perfil para servir de exemplo prático.

LivroAtenção!! Aqui você encontrará abordagens inusitadas e diferentes do que está acostumado a ver, ler e ouvir. Essa série de artigos “Turbinando seu perfil no LinkedIn” do Blog da Heads pretende revolucionar seu modo de entender e usar esta plataforma e já aviso que precisará de uma pitada de ousadia para isso. Sigo amparada pela leitura do livro do consultor de LinkedIn Dan Sherman.


Por quê caprichar em meu perfil?

Tenha sempre em mente o que você pretende alcançar estando no LinkedIn para entender o foco que deve ter seu perfil. Seguiremos uma lição de Marketing: o foco do seu perfil deve ser o seu “cliente” – no nosso caso, um contratante (Headhunter, RH ou tomadores de decisão, como Gerentes ou Diretores de sua área de atuação).

Você deve atrair visitas para sua página. Suas informações básicas, expostas da melhor forma, são uma boa ferramenta para isso. Isso pode ocorrer depois de você tê-los adicionado à sua rede, ou feito um comentário interessante em um grupo de discussão do qual eles fazem parte, ou feito uma postagem inteligente em sua linha de atualizações (que foi curtida por pessoas de sua rede, sendo levada a suas conexões de segundo grau), ou quando você aparece nas buscas que esta pessoa fez.


Por um Campo de Informações Principais Interessante (o primeiro quadro)

1) Use uma foto profissional

Devemos partir do princípio que nem todos os nosso contatos nos conhecem pessoalmente, então precisamos passar uma imagem de confiabilidade para quem acessar nosso perfil. Pode estar sorrindo na foto (isso é convidativo), mas é importante que ela tenha sido tirada em um ambiente profissional. Vale até investir em um fotógrafo profissional para isso, mas não é a única alternativa.

A esta altura acredito que todos já saibam as diferenças entre Facebook e LinkedIn, mas vale dizer que no primeiro estamos em um ambiente descontraído e podemos usar fotos com família, cachorros, na praia, enfim. No segundo, não

2) Diga MUITO MAIS em seu título profissional

Sherman diz: “Não seja como a maioria das pessoas que tem a configuração padrão, em que o LinkedIn pega apenas o título do seu trabalho atual e torna-o seu título. Chato! Isso não dá qualquer ideia de por que se conectar ou fazer negócios com você, ou de como você pode ser útil”. 

Na prática:

Depois de descobrir sua intenção de estar no LinkedIn, descubra quais os benefícios que você pode oferecer para quem vai te contratar. Aqui o importante é fazer com que as pessoas se interessem por você. Inove, transforme-se em um publicitário e colha os frutos de receber mais visitas, mais convites de conexão, mais convites de trabalho, e de ter mais pessoas te interpretando como um profissional interessante. 

Sherman aponta duas formas para elaborarmos esse título:

1- Através de uma lista de palavras que se refiram à suas competências

Empresária | Escritora | Marketing Pessoal em Mídias Sociais (Foco em Carreira) | Pesquisa de Mercado | 5.000+ Conexões

2- Através de uma declaração de benefícios.

Especialista em Guiar Profissionais a Uma Carreira de Sucesso


O nosso perfil ainda não está completo, este foi apenas o primeiro passo. No próximo post continuarei com o mesmo assunto e terminaremos de preencher as informações básicas com a intenção de nos promover da melhor e mais eficiente forma possível.

Fiz as mudanças em meu próprio perfil e ele ficou assim:

Perfil Camila

Antes ele era assim:

Captura de Tela 2014-11-12 às 14.33.02

O que mais você precisa saber:

  1. Alguns benefícios de ter um perfil bem feito no LinkedIn: você aparecerá em mais buscas e mostrará que leva seu Networking a sério. Seu perfil diz muito sobre você.
  2. Quando você interage com a rede (gosta, comenta ou compartilha informações; participar de grupos de discussão, entre outros) e alguém passa o mouse em cima da sua foto, uma janela suspensa aparece e nela aparece seu título. Seja convidativo.
  3. Atualize seu perfil do LinkedIn constantemente. Eu recomendo que todos os meses você pare e olhe novamente para seu perfil a fim de tentar melhorá-lo.
  4. Todos temos pressa: Quanto mais sucinto e direto você for, mais captará a atenção de quem entrar no seu perfil.
  5. Você pode escolher não divulgar suas atividades de atualização do perfil, o que eu acho  interessante quando se trata de atualização de foto, para não parecer Facebook. Siga o caminho: Conta (sua imagem na parte superior direita) / Configurações e Privacidade / Gerenciar / Desativar divulgação de atividades de Status.

Qualquer dúvida sobre o exposto acima, entre em contato através de comentários aqui no Blog ou por email camila.donati@headsrh.com.br

Grande abraço

Camila Donati


Acompanhe a série completa:

Turbinando seu perfil no LinkedIn #1: Ele é mundial

9 respostas em “Turbinando seu perfil no LinkedIn #2: Caprichando no Básico

  1. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #3: Reinventando o básico | heads | blog

  2. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #4: Sobre a Privacidade e mais | heads | blog

  3. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #5: Aperto de mão virtual (Seu resumo) | heads | blog

  4. Pingback: Excelente final de ano e um 2015 de muito sucesso! | heads | blog

  5. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #7: Conte sua história | heads | blog

  6. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #9: Dicas para receber Recomendações no Linkedin | heads | blog

  7. Pingback: Acerte na forma de comunicar que está buscando recolocação 2 (Atualizado) | heads | blog

  8. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #9: Dicas para receber Recomendações no Linkedin |

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s