Turbinando seu perfil no LinkedIn #1: Ele é mundial

A virada do ano se aproxima e nesta fase é comum pararmos para analisar nossas vidas, os caminhos escolhidos e refletir sobre nossos próximos passos. Se mudar de emprego faz parte desses seus planos, então acompanhe esta sequência de informações e dicas sobre como Turbinar seu perfil no LinkedIn, visto que este é o primeiro passo, junto com a atualização do seu currículo, para alcançar este objetivo.

LivroComo apoio a esta seção de informações, terei em mãos o livro “Obtendo o máximo do LinkedIn (Domine seu mercado, crie uma marca pessoal e construa a carreira dos seus sonhos)” escrito pelo consultor do LinkedIn, treinador e palestrante Dan Sherman. Ele é consultor de Marketing há 20 anos no Vale do Silício, EUA. Pretendo aqui abordar questões práticas de um passo a passo para turbinar seu perfil no LinkedIn, mas quem tiver interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a plataforma mais poderosa de Marketing Pessoal On-line da atualidade, recomendo que leia o livro na íntegra.

#1: Entenda que o LinkedIn é seu Banco de Dados Pessoal Mundial.

Isso significa que através do LinkedIn você pode alcançar – e ser alcançado por – Executivos de todos os países, de todas as empresas e, principalmente, de todos os níveis hierárquicos, sendo mais fácil, inclusive, alcançar os Executivos do mais alto escalão. Um dado interessante é que “Executivos de todas as empresas do Fortune 500 estão cadastrados no LinkedIn e 66% dos integrantes da plataforma são tomadores de decisões ou têm influência nas decisões de compra para suas empresas”. (Isso também mostra outro lado do LinkedIn, extremamente positivo e utilizado atualmente, mas que não é o foco da nossa abordagem: O LinkedIn como ferramenta para fazer negócios).

O importante é manter a mente aberta para todas as possibilidades que o LinkedIn pode te oferecer. Isso significa que pensar nele de forma Global pode te ajudar a encontrar seu próximo passo de carreira fora do Brasil, se fizer parte de seus planos. 

  • Um caminho para isto seria conectar-se diretamente com os profissionais de Talent Acquisition (Aquisição de talentos, na tradução literal); Human Resources (Recursos Humanos, também conhecido pelas siglas em inglês HR e HHRR) Recruiters (Recrutadores), ou Diretores de sua área de atuação.
  • Um segundo caminho seria, caso a empresa tenha operações no Brasil, conectar-se primeiro com algum tomador de decisão daqui, explicando seus motivos e pedindo que indique com quem deveria falar no país de seu interesse.
  • Um terceiro caminho, ainda, seria pedir que alguma conexão sua do LinkedIn, que pode ser ou não da empresa de seu interesse, mas que esteja conectado com alguém deste empresa no Brasil ou no país de seu interesse, possa te apresentar para tal conexão.

O que você precisa saber:

Como acontecem as conexões no LinkedIn? Tentarei ser prática. Se você é minha conexão de primeiro grau (estamos conectados diretamente), você tem acesso à todas as minhas conexões de primeiro grau, que serão suas conexões de segundo grau. As minhas conexões de segundo grau estão conectadas, em primeiro grau, com outras pessoas, que serão suas conexões de terceiro grau. Logo, sua rede do LinkedIn é formada por suas conexões e por todas as pessoas conectadas, em diferentes níveis, a elas.

Para ter acesso a uma conexão de terceiro grau você precisa pedir para um conexão de primeiro ou segundo grau te apresentarem. Como o LinkedIn é uma rede reconhecidamente de Networking, dificilmente alguém negará este pedido.

Dúvidas sobre o tema abordado neste post? Deixe um comentário ou me envie um e-mail: camila.donati@headsrh.com.br

Abraços e boa sorte a todos.

Camila Donati


Extra: Saiba mais sobre as diferenças entre seu perfil no LinkedIn e um Currículo Padrão em “Qual é o segredo o LinkedIn?”

8 respostas em “Turbinando seu perfil no LinkedIn #1: Ele é mundial

  1. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #2: Caprichando no Básico | heads | blog

  2. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #3: Reinventando o básico | heads | blog

  3. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #4: Sobre a Privacidade e mais | heads | blog

  4. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #5: Aperto de mão virtual (Seu resumo) | heads | blog

  5. Pingback: Excelente final de ano e um 2015 de muito sucesso! | heads | blog

  6. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #9: Dicas para receber Recomendações no Linkedin | heads | blog

  7. Pingback: Acerte na forma de comunicar que está buscando recolocação 2 (Atualizado) | heads | blog

  8. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #9: Dicas para receber Recomendações no Linkedin |

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s