Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn

Atenção!!!

Nova versão atualizada deste post no dia 13/Jul/2015 no Link Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn (Atualizado).

Boa tarde a todos.

Hoje o post é sobre uma pergunta bastante recorrente dos profissionais que estão buscando recolocação profissional: Qual a melhor maneira de divulgar esta informação em meu perfil do LinkedIn?

Diariamente encontro profissionais em minha rede que buscam, de forma criativa, comunicar seu momento de transição de carreira, mas é preciso tomar muito cuidado em COMO divulgar, pois isso pode (1) atrapalhar as buscas realizadas pelos contratantes e (2) passar uma imagem negativa a seu respeito. Continue lendo para descobrir porquê!

Vale dizer que não existe uma única maneira, nem uma forma correta, mas existe um senso comum sobre boas maneiras de divulgar suas intenções.

Erro mais comum:

1- Usar campos inapropriados para estas informações a fim de publicar, junto ao seu nome, a notícia de que está buscando recolocação.

Alguns profissionais criam uma Nova Experiência, que requer Nome da Empresa e Título como informações obrigatórias para divulgar que está buscando novas oportunidades. 

Ao preencher seu perfil, você encontrará campos bastante específicos que devem ser respeitados para que o resultado final seja coerente. No campo Nome da empresa deve-se colocar a informação de mesmo nome. No campo Título deve-se colocar o nome do seu cargo naquela empresa. O erro comum é usar estes campos para colocar outras informações e a chance de ter um resultado negativo é grande. Veja um exemplo comum:

O sistema automaticamente juntas as informações e sugere o título na seguinte ordem: Título Na Nome da Empresa.
O sistema automaticamente juntas as informações e sugere o título na seguinte ordem: Título Na Nome da Empresa.

As consequências disso são:

(1) atrapalhar as buscas realizadas pelos contratantes: Quando você altera o nome do Cargo que você ocupava, você perde sua identidade profissional, pois a não ser que entrem em seu perfil para buscar esta informação, ninguém mais saberá se você é da área de Finanças, de Vendas, de Recursos Humanos; nem se é Analista, Coordenador, Gerente ou Diretor. Ou seja, você pode até aparecer nas buscas por palavras-chaves, pois elas existem em algum lugar do seu perfil, mas com certeza receberá menos visitas em comparação com quem tem o título do cargo estampado junto ao nome.

(2) passar uma imagem negativa a seu respeito: O LinkedIn é uma ferramenta de marketing pessoal muito poderosa e você não pode errar na imagem dentro desta rede social profissional. Dito isto, ter escrito em seu perfil Em transição de carreira na Buscando Recolocação mostra que você não se preocupou com esta imagem. 

Qual a melhor maneira, então?

Ao invés disso, uma maneira mais simples e mais profissional é não criar esta Nova Experiência e usar o espaço do seu último emprego para divulgar esta informação.

  • Para começar, se você não está mais empregado, deve alterar a informação de que ainda trabalha na antiga empresa. É muito deselegante, por vários motivos, encontrar profissionais que depois de meses ainda não atualizaram essa informação. Primeiro porque é uma mentira. Segundo porque, ao ser descoberta,  pode prejudicar sua credibilidade. Terceiro porque pode haver um novo profissional ocupando seu antigo cargo. Entre outros motivos.
  • Mas não apague esta experiência. Apenas desmarque a opção Trabalho Aqui como aparece na imagem acima e adicione uma Data de Saída.
  • Mantenha seu título com o nome do Cargo que ocupou por último e acrescente, ao final: (Buscando recolocação).

headhunter

Feito isso, comece a interagir participando dos grupos de discussão com oportunidades para sua área ou região, conecte-se com headhunters e profissionais de Recursos Humanos, entre outros. Confira aqui as melhores dicas para se promover no LinkedInQual é o segredo do LinkedIn?

Continua com dúvidas? Tem alguma contribuição a fazer em relação ao tema? Deixe seu comentário ou me envie um e-mail: camila.donati@headsrh.com.br

Boa sorte e boa semana a todos.

Camila Donati

2 respostas em “Acerte na forma de comunicar que está “Buscando Recolocação” no LinkedIn

  1. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #7: Conte sua história | heads | blog

  2. Pingback: Acerte na forma de comunicar que está buscando recolocação 2 (Atualizado) | heads | blog

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s