Tem certeza que tem a melhor equipe?

headhunter

Em momentos de incerteza na Economia é preciso reinventar, pois as mesmas receitas podem levar a resultados diferentes. Os objetivos devem ser readequados, pois novas questões se colocam, principalmente com relação à sobrevivência da corporação e a manutenção do que já foi construído. Claro, crescer é sempre um objetivo, mas nesses momentos devemos nos perguntar novamente: Como? Inaugurar aquele novo canal de distribuição pode não ser a melhor estratégia nesse momento, mas aumentar o market share do seu produto mais rentável pode trazer excelentes resultados.

Falando nisso, entenda como a crise pode ser oportunidade na sua carreira.

O que não pode deixar de existir é um objetivo desafiador e coerente. Além disso, é preciso contar com uma equipe com habilidades e competências condizentes com o que deverá ser realizado. Você confiaria ao mesmo time os dois objetivos mencionados acima? 

Quem vem primeiro? O ovo ou a galinha? O objetivo estratégico ou a equipe?

Partindo de empresas já existentes, todas elas têm um quadro de funcionários que, organizados, formam as áreas internas. Esses profissionais foram contratados para suprir alguma necessidade da empresa em um determinado momento, quando um determinado objetivo precisava ser atingido (reduzir custos, aumentar produtividade, lançar um novo produto, …). E deu tudo certo! Missão cumprida.

Respondendo à pergunta: a equipe pode já existir, mas nenhum objetivo é traçado com base nas habilidades dos profissionais que compõe o quadro da empresa. Pelo contrário, primeiro é definido onde a empresa quer chegar, depois estrutura-se um time com as competências aderentes. – O que faz mais sentido? Convocar os 23 jogadores que irão compor a seleção brasileira e, em seguida, pensar onde é possível chegar com esse time? Ou definir o objetivo de ser campeão do mundial e, em seguida, convocar os jogadores que individualmente apresentam as habilidades necessárias e que, coletivamente funcionam bem para tal? 

headhunterA construção da equipe certa deve ser vista como investimento, assim como a compra de novos equipamentos e a construção de novas instalações. É um detalhe crucial para o sucesso das estratégias traçadas. É importante ressaltar que nem sempre o melhor caminho é contratar novos profissionais, pois é possível reorganizar e treinar times internos quando há tempo disponível. O que importa, ao final, é ter o time certo!

headhunterÉ preciso considerar que assim como (1) a conjuntura econômica se altera, (2) todas as empresas passam por fases. Alguns profissionais acompanham esse ciclo de vida da empresa, adaptam-se aos novos momentos e continuam contribuindo. Outros, não. Por isso é muito importante reavaliar sua equipe toda vez que um novo objetivo for desenhado.

Curiosidade: Headhunters são cada vez mais procurados e contratados para fazer uma avaliação isenta de uma equipe em relação ao mercado, pois conhecem tecnicamente os profissionais que exercem as mesmas funções nas empresas da mesma região, ou do mesmo segmento, ou com o mesmo objetivo estratégico. Este tipo de comparação com o mercado permite avanços e modernizações, pois avaliar um profissional interno em relação a outros profissionais internos traz uma visão limitada sobre as habilidades da equipe.

 Conclusão:

Sempre que for definido um novo objetivo, pergunte-se: Se esta fosse uma operação de startup de uma nova empresa, eu contrataria o time que tenho hoje disponível para o projeto?

Se a resposta for sim, ótimo. Se for não: contrate, treine ou reorganize. Não dê início a um projeto sem as melhores pessoas envolvidas para garantir a continuidade e o sucesso do mesmo.

Boa sorte a todos!

Camila Donati

Uma resposta em “Tem certeza que tem a melhor equipe?

  1. Pingback: O que esperar de 2015 em relação às contratações? | heads | blog

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s