Dicas para se preparar para uma entrevista eficiente

Você pode ter passado por muitas experiências profissionais na sua vida, mas acredite, nem todas elas são relevantes para todas as vagas. Para que concorde comigo, se você está se candidatando para uma vaga de vendedor de loja de Shopping, por exemplo, não faz sentido passar a entrevista inteira contando sobre sua experiência de 7 anos na área de compras de commodities de uma multinacional. Seria mais importante contar ao entrevistador sobre quando você trabalhou na área comercial ou quando trabalhava, inclusive aos finais de semana, de garçom em um restaurante. Devemos nos preocupar com a afinidade entre funções anteriores e a pretendida. 

headhunterSe ainda não fui clara, o que quero dizer é que quando você participa de uma entrevista de emprego para determinada vaga, precisa estar preparado para mostrar ao entrevistador o motivo pelo qual deve ser contratado para tal função. Depois disso vale complementar sua história com as outras experiências menos conectadas com sua futura função.

Entrevista é a arte do do convencimento. Você deve ter habilidade de convencer o entrevistador de que você é o profissional mais indicado para tal posição. Em outras palavras, você tem que conseguir “se vender” durante a entrevista, pois não adianta ser um excelente profissional, com experiências que atendem as necessidades da vaga, se seu entrevistador não estiver convencido disso.

 

Tudo começa pelo currículo! Então capriche no seu: Veja nosso modelo. 

Depois você precisa ser notado: Veja nossas dicas para ser notado por um Headhunter.

Como passar a mensagem certa na entrevista

– Seu passado diz muito sobre você.

A primeira dica é usar o tempo passado e nunca o tempo futuro. Esta é a técnica utilizada nas entrevistas por competências, que consiste em abordar situações reais do seu passado para analisar as ações tomadas por você e quais foram os resultados. Porém, mesmo que você não esteja participando de uma entrevista por competências, esta é uma maneira bastante efetiva de transmitir suas experiências de forma clara, objetiva e concreta.

– Calibre a mira para acertar o alvo.

headhunterPara tanto, você tem que se preparar. Para isso, busque no seu histórico profissional as experiências mais diretamente relacionadas com a função que pretende ocupar. Não somente na área técnica da sua formação, quando pensamos em áreas como Vendas, Marketing, Finanças, RH… mas também histórias de superação de metas, projetos de sucesso, fracassos, liderança de equipes.

Busque histórias que possam mostrar com fatos quem você é ao invés de dizer que é determinado, bem relacionado, bom líder e humilde.

O que queremos evitar sempre é a falta de foco durante a entrevista. Se você tem 10 anos de experiência, não terá tempo de contar em detalhes o passo a passo de como construiu sua carreira. Por isso é preciso priorizar o que irá valorizar sua experiência para a posição para a qual está sendo avaliado e aprofundar no que realmente vai te trazer vantagens competitivas em relação aos outros candidatos.

– Não enfeite sua história, pois ela será checada com seus antigos gestores.

Diga somente a verdade. Quando digo que você precisa buscar histórias do seu passado não digo para você inventar histórias ou aumentar sua participação em projetos para que seja considerado a melhor opção de contratação. Cuidado, pois isso não se sustentará. Por isso, quando estiver organizando seus projetos realizados antes de uma entrevista, seja honesto com você e relembre também qual foi exatamente sua participação neste projeto. Ninguém faz nada sozinho, por isso deixe claro qual era a formação da sua equipe e sua responsabilidade dentro do projeto.

– Seja objetivo

Objetividade é uma habilidade que deve ser trabalhada. Não significa falar pouco, dar explicações superficiais, ou usar frases curtas. Ser objetivo é conseguir reorganizar o pensamento e contar a mesma história através dos fatos realmente importantes.

Para não ter medo de ser objetivo demais e não conseguir transmitir a mensagem com clareza, sugiro que quando for se organizar, tenha a sigla STAR em mente e responda as seguintes perguntas:

headhunter

  • S (Situação): Qual o problema que precisava ser solucionado? Aqui detalhe: O quê? Quando? Onde?
  • T (Tarefa): Qual era a sua missão e o que esperavam de você?
  • A (Ação): Quais foram as ações efetivamente tomadas por você?
  • R (Resultado): Quais foram os resultados e as conseqüências das suas ações. Quantifique.

 

Fujam desta armadilha: Sabendo que tem pouco tempo e uma única oportunidade, alguns candidatos se desesperam para mostrar tudo o que fizeram na carreira e chegam com o discurso pronto, não se importando com as perguntas que o entrevistador faz. Ou seja, não seja prolixo, pois o candidato se torna extremamente inconveniente.

Se a entrevista for direto com a empresa contratante e não com Headhunter

Adicione dois pontos que são fundamentais:

  • Busque informações sobre a empresa. Hoje temos fácil acesso a detalhes importantes sobre a empresa, como histórico de crescimento, unidades produtivas, número de funcionários, prêmios, valores, missão, visão, entre outros.
  • Procure o perfil do seu entrevistador no LinkedIn antes da entrevista. Saiba onde ele trabalhou, há quanto tempo está na atual função, leia suas recomendações, …

Está procurando novas oportunidades de carreira? Confira as vagas que estamos trabalhando!

E aí, está preparado? Então aguarde nosso próximo post, onde abordaremos o momento seguinte da preparação: A entrevista.

Você tem mais dicas para acrescentar a este post? Quer que eu responda a alguma pergunta específica sobre o momento da Entrevista no próximo texto? Entre em contato comigo: camila.donati@headsrh.com.br.

 Grande abraço,

Camila Donati

3 respostas em “Dicas para se preparar para uma entrevista eficiente

  1. Pingback: Qual é o segredo do LinkedIn? | heads | blog

  2. Pingback: Crise é sim oportunidade na carreira. Pra quem? | heads | blog

  3. Pingback: Por que eu não fui contratado? | Parceria Social de Empregos

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s