Tendência: A entrevista por Skype

O Skype e os benefícios para o processo de Recrutamento e Seleção

Não é tão simples inovar no processo de Recrutar e Selecionar talentos, inclusive porque principalmente na etapa de avaliação dos candidatos, existem diretrizes fundamentais para o sucesso da tarefa, como o contato pessoal durante a entrevista presencial, pelo menos dentro das áreas de Finanças e de Recursos Humanos, nossas especialidades.

headhunterA modernização, entretanto, também chegou a este tipo de prestação de serviço. O gargalo dos processos de Recrutamento e Seleção sempre foi o tempo longo de processo até que se chegasse ao candidato finalista. Neste meio tempo, a empresa que está precisando contratar este profissional, principalmente dos níveis de gerência e diretoria, incorre em altos custos para continuar engrenada com uma cadeira vazia dentro da companhia, ou tem que manter um funcionário de baixa performance enquanto não encontra seu substituto. O que não existe é um cenário positivo nessas situações, portanto, tempo é dinheiro.

Veja em quais situações somos mais requisitados para Recrutar

A entrevista por Skype – antes utilizada apenas com candidatos que se encontravam headhunterlonge geograficamente, graças a revolução da Internet, trouxe mais agilidade ao processo, que antigamente era organizado com centenas de entrevistas pessoais para conhecer os possíveis candidatos, dos quais poucos chegariam a final. Este processo trazia, ao mesmo tempo, custos de deslocamento para o candidato e custos gerais de administração de escritório para os headhunters (cafézinho, água, bolachas, luz, aluguel de sala, entre outros). Mas o mais importante, ambos investiam mais tempo para possibilitar este primeiro contato. 

Com certeza era um tempo bem investido a longo prazo pela construção do relacionamento, mas, no curto prazo, impactava diretamente na eficiência do processo de Recrutamento e Seleção e tinha um baixo índice de retorno para o candidato. Vamos fazer contas para ficar ainda mais claro:

A matemática do tempo

Entrevista presencial:

Candidato

30 min. para preparar apresentação pessoal (roupa social, barba, cabelo, unhas, etc.) + 30 min. de deslocamento até o headhunter + 1 hora de entrevista + 30 min. para retornar para casa = 2h30.

Se o candidato estiver em fase de busca ativa e participando de alguns processos de seleção ao mesmo tempo, esse tempo será multiplicado algumas vezes. Se for em São Paulo Capital, podemos calcular de 2h30 a 5h00 de tempo total investido para uma entrevista, devido ao aumento do tempo de deslocamento.

A questão é: essa entrevista talvez não trará retorno no curto prazo para o candidato. As chances de ser aprovado aumentam se, antes de ser convidado para a entrevista, o headhunter fizer uma primeira checagem das informações básicas requeridas para a posição.

Headhunter

Nós fazemos contato com aproximadamente 100 pessoas por processo, apesar de o número de interessados ser muito maior. Estes 100 já estão filtrados pelas exigências da posição.

Logo, 100 x 1 hora = 100 horas entrevistando. Mais 20 minutos de preparação antes das entrevistas (análise de currículo, conferências de redes sociais, entre outros) x 100 = 33h20min. Um headhunter geralmente trabalha das 08h00 as 20h00, ou seja, tem 12 horas de trabalho por dia, sendo 10 produtivas (pois ele também almoça, entre outras coisas).

headhunterEntretanto, é anti-produtivo e até desrespeitoso colocar as entrevistas dentro de um processo de produção e entrevistar pessoas por 10 horas seguidas, todos os dias. Como eu disse antes, são pessoas. E entrevistar alguém exige muito da nossa capacidade de concentração, das nossas funções psicológicas de análise, entre outros. Vamos então considerar que o headhunter consiga entrevistar 5 candidatos por dia x 1h20min = 6h40. Ele levará 20 dias úteis somente para conseguir entrevistar os possíveis candidatos ao processo, ou seja, um mês. Perguntem-se, se for o caso, ou pergunte a qualquer gestor que está precisando contratar um profissional desse nível se ele pode esperar um mês. Provavelmente não.

Você sabe como lidar com um headhunter? Leia mais…

Entrevista por Skype

headhunterSem perder a eficiência, por outro lado, uma entrevista por Skype tem seu tempo de duração bastante inferior, geralmente 40 minutos no total já com o tempo de preparação e serve, principalmente, para abordar os principais pontos exigidos pela posição e identificar finalistas, que passarão, então, por uma entrevista presencial.

Logo, 40min x 100 = 66 horas. Além disso, é possível realizar 10 entrevistas por dia – ao invés de 5 – por ser menos cansativa para o headhunter. Portanto, em duas semanas os 100 candidatos conseguem ser entrevistados e os finalistas encontrados.

Você não passará pela entrevista por Skype se não for notado por um headhunter. Leia mais…

A entrevista por Skype dentro do processo

Consideramos a entrevista por Skype como a segunda etapa, de 3, dentro de um processo. A primeira é o contato telefônico, onde são abordados: o interesse do candidato em avaliar um novo projeto; os pré-requisitos da posição de forma mais check list (sim ou não) e remuneração atual x pretendida. Se preenchidas as exigências e houver interesse, a entrevista por Skype é agendada. Conheça todas as etapas de um processo de Recrutamento. 

headhunterA segunda etapa é a entrevista por Skype na qual tudo o que foi perguntado por telefone em forma de check list é confrontado e precisa ser explicado, de forma objetiva e dinâmica. Ou seja, é uma continuidade do contato telefônico, considerada uma pré-entrevista. Nesta fase é avaliado o perfil técnico e já começamos a avaliar o perfil comportamental do candidato. Vale ainda dizer que, por não haver necessidade de recepcionista, manobristas, entre outros envolvidos, os horários para a realização desta etapa são ainda mais flexíveis.

Por fim, a terceira fase é ainda, e acredito que será por muito tempo (se é que um dia será substituída), a entrevista pessoal com o headhunter, para a qual são convidados apenas os finalistas do processo. Nessa fase, o contato é ainda mais abrangente e a grande diferença é que as questões de serão abordadas de maneira mais profunda, com mais detalhes e o comportamento será peça-chave.

Considerações finais

O nosso próximo post tratará das dicas para se sair bem em uma entrevista por Skype, mas por enquanto vale dizer que, claramente é uma etapa bastante vantajosa para o headhunter e para o cliente final, em termos de economia de tempo, portanto acredito que esta tendência tenha chegado para ficar e será cada vez mais utilizada.

Pela ótica dos candidatos, é importante frisar que a dinâmica deste tipo de entrevista é bastante diferente da presencial, logo requer um tipo de preparação focado para a modalidade Skype, mais objetivo e dinâmico. É preciso estar bem mais preparado para defender sua candidatura sem o contato pessoal e conseguir passar a sua mensagem para o headhunter em menos tempo, através de uma câmera. Logo, primeira dica: Preparem-se muito bem para esta entrevista!

Até o próximo post, por enquanto, reflitam sobre o assunto. Se quiserem, podemos refletir juntos, é só enviar um email para camila.donati@headsrh.com.br com suas duvidas, e/ou reflexões.

Camila Donati

2 respostas em “Tendência: A entrevista por Skype

  1. Pingback: Dicas para uma entrevista por Skype de sucesso! | heads | blog

  2. Pingback: Turbinando seu perfil no LinkedIn #3: Reinventando o básico | heads | blog

Participe dessa discussão conosco.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s